sábado, 12 de maio de 2012

Penúltima chamada

Ao contrário das listas anteriores, desta vez Mano Menezes acertou. Como se trata de uma convocação voltada para os Jogos Olímpicos, nada mais normal do que convocar uma base formada por atletas abaixo dos 23 anos reforçada por nomes acima da idade limite.
A lista traz jogadores que podem ser debatidos, mas nada que comprometa a montagem do grupo. Sem tempo para trabalhar o time que tentará a inédita medalha de ouro em Londres, Mano precisou rechear seus chamados anteriores com atletas mais jovens para que pudessem ser observados na equipe principal. Esse período de testes resultou na lista abaixo, contendo 23 nomes de onde sairão os 18 inscritos. Em negrito, os veteranos do grupo:
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Neto (Fiorentina) e Rafael (Santos);
Zagueiros: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Juan Jesus (Internazionale) e Thiago Silva (Milan);
Laterais: Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto) e Marcelo (Real Madrid);
Volantes: Casemiro (São Paulo), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham);
Meias: Giuliano (Dnipro), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Paulo Henrique Ganso (Santos);
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), Hulk (Porto), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Wellington Nem (Fluminense).
Nota-se que o meio-campo é o único setor em que o técnico não considerou necessário reforçar. Assim, é perfeitamente normal a ausência de Ramires e outros. A presença de Jefferson onde se esperava Júlio César pode ser sinal de que o técnico desistiu do goleiro interista. Único atacante acima da idade limite, Hulk dificilmente estará nos Jogos. A prioridade está na defesa onde quatro jogadores disputam três vagas. E é exatamente para isso que servem os quatro amistosos que o Brasil disputará. Os jogos contra Dinamarca (26/05), Estados Unidos (30/05), México (03/06) e Argentina (09/06) servirão de campo de observação para a lista final.
A julgar pela inatividade em seus clubes, os sub-23 Bruno Uvini e Juan Jesus terão a sombra de David Luiz e Thiago Silva que devem formar o miolo da defesa brasileira. Deste modo, restaria apenas uma vaga que, teoricamente, ficaria entre Daniel Alves e Marcelo. Arriscando um palpite, diria que o time titular do Brasil nos Jogos Olímpicos será formado por: Rafael; Daniel Alves, Thiago, David Luiz e Alex Sandro; Sandro e Casemiro; Lucas, Ganso e Neymar; Damião. Taticamente, a disposição seria esta:
Como a reserva será formada por apenas sete jogadores, Mano terá que ter jogadores versáteis à disposição. Assim, Danilo (lateral direito e volante) e Juan (zagueiro e lateral esquerdo) têm boas chances de figurarem na lista final. Assim, apostaria em Neto, Danilo, Juan, Rômulo, Oscar, Pato e Wellington Nem, com Bruno Uvini e Giuliano ficando de fora.  
E então, gostou da convocação ou acha que mais alguém deveria ter sido chamado? Comente!
Imagem: CBF News

12 comentários:

Alexandre Rodrigues Alves disse...

Rafael, Danilo, Dedé, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Romulo, Lucas e Ganso; Neymar e Damião; Banco: 1 goleiro (não conheço esse Neto para opinar, ele quase não joga); Alex Sandro, Uvini (ou Juan), Casemiro, Oscar, Pato e mais um atacante: Não levaria de jeito nenhum o Jeferson nem o David Luiz e se pudesse levar mais algum com 23 anos, levaria o Julio Cesar, deixando o Rafael no banco, o Daniel Alves e o Ramires, mas o problema é que as carências do time estão mais na zaga e na lateral esquerda.

Douglas Muniz disse...

Acho que o Hulk deveria ser titular, muitos poucos da imprensa nacional observam isso, ele é o melhor atacante brasileiro atuando no futebol europeu, tem potência, faro de gol mesmo não atuando dentro da área, seria interessante se o Mano tentasse remontar taticamente, colocando num 4-4-2, sem trabalhar com uma referência, com Neymar e Hulk vindo das pontas, Ganso circulando entre o meio e o ataque e com volantes que se apresentam sempre, como Ramires, Casemiro e Sandro. No banco teria opções qualificadas, capazes de mudar a configuração da equipe não apenas taticamente, como o Damião e Lucas... O que acha Michel?

Um abraço!!!

Douglas Muniz disse...

E me tira uma duvida: como é que eu coloco menus abaixo do titulo do meu blog, como você tem no seu: Home, Sobre o Blog, Twitter, Colunas, Especiais? Estou querendo, digamos assim, copiar o que foi feito no zonalmarking.net, onde o criador do blog montou a seção Tactics in the 2000s, onde ele recorda vinte times que agregaram taticamente ao futebol na ultima década, desde times brilhantes como o Barcelona 2009 e Manchester United 2008, passando por times que encantaram porém não venceram como a Rep. Tcheca da Euro 2004 e o Senegal da Copa de 2002, achei uma excelente sacada e queria fazer o mesmo, porém com o enfoque em times e seleções sulamericanas, parecido com o que foi feito no site inglês...

Outro Abraço!!!

Michel Costa disse...

O Dedé também estaria na minha seleção, Alexandre. Mas, como Mano não o testou, o vascaíno acabou ficando fora desta lista e não deve ir aos jogos. O Neto foi bem no Atlético Paranaense. Mas, até agora, tem sido banco na Fiorentina. Deve jogar hoje na última rodada da Serie A. Fiquemos de olho.

Abraço.

Michel Costa disse...

Também gosto dessa formação, Douglas. Mas, pra mim, Damião só não tem a mesma fama do Hulk porque atua do Brasil. Além disso, como o ataque não é uma prioridade na escolha dos três acima dos 23 anos, acho que o portista só jogará nestes amistosos mesmo.

Michel Costa disse...

Douglas, esses menus podem ser criados em "páginas". É bem simples de fazer e tem várias opções de onde colocar os botões no blog.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Essa variação seria interessante porque a seleção brasileira não tem bons chutadores de média e longa distância, é um time que tende a tentar a tabela curta e o jogo veloz, mas contra uma seleção que se defenda muito bem, bloqueie as opções pelos lados, seria um belo problema. O Hulk seria opção do chute de fora da área e sobretudo vindo pelos lados, aproveitando os foguetes que ele manda no Porto.

Abraços!!!

Michel Costa disse...

Sim, Douglas. Na seleção principal não resta dúvidas de que Hulk tem seu espaço. Mas, a versão olímpica tem carências defensivas bem maiores do que no ataque. Pra mim, as três vagas para jogadores acima de 23 anos devem ser usadas na zaga.

Abraço.

Douglas Muniz disse...

Acho que seria interessante o Mano utilizar os zagueiros que jogaram com o Ney Franco no Mundial Sub-20 do ano passado, pra manter ou retomar algum tipo de entrosamento, mas para complementar o setor, levaria o Thiago Silva, e um dos jovens seria o seu companheiro de defesa no 11 inicial. O David Luiz não passa confiança, mas os jovens que atuaram ano passado poderiam passar alguma segurança e auxiliar o "Monstro".

Michel Costa disse...

Só tem um problema, Douglas. Esses zagueiros não estão jogando regularmente em seus clubes e quando defenderam o Brasil no sub-20 não foram bem. Ou seja, contar com eles nos Jogos é um risco considerável. Inclusive, nosso melhor zagueiro sub-23 é o Rafael Tolói que está fazendo hora-extra no Goiás.

Douglas Muniz disse...

Vale uma citação também nas laterais, pois baseado nos 11 inicial que você citou, Alex Sandro jogou menos de cinco partidas pelo Porto. E se Mano formasse a seleção como você fez uma hipotética seleção no post, haveria um belo desequlíbrio tático: 1° No São Paulo, Lucas joga aberto, porém não recompõe, não marca lateral, como Dani Alves sobe demais e marca mal, o chamado "dois contra um" seria uma constante na seleção, talvez o mesmo aconteça pelo lado do Neymar. Esse é um dos inúmeros problemas que Mano teria de resolver...

Michel Costa disse...

Não tenho dúvidas de que a Seleção Olímpica será bem ofensiva, Douglas. No entanto, se Mano quiser montar um time mais combativo, dá para colocar o Rômulo no lugar de Casemiro e reforçar a marcação no meio sem perder muito no passe. De qualquer modo, acredito que o time não deve fugir muito dessa natureza ofensiva. Ainda bem.