quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lembra desse?!

Aquele lance ou momento que você, por um motivo ou outro, nunca esqueceu.
Flash Point*
Se for possível precisar o momento em que o Barcelona de Guardiola realmente nasceu, eu diria que este aconteceu no duelo diante do Chelsea na semifinal da UEFA Champions League 2008/9. Ali, naquele controverso empate por 1x1, o Barça adquiriu força para enfrentar o Manchester United na final e mostrar que havia algo especial no trabalho daquele jovem treinador.
A partida de volta disputada em Londres é até hoje envolta em polêmicas. Para muitos, o árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo, em péssima jornada, atendia a interesses maiores da UEFA (vídeo abaixo) que não queria ver mais uma final britânica em seu maior torneio. Difícil afirmar algo tão sério, mas o certo é que aquele gol de Iniesta marcou o início de um time que encantaria o planeta.  
Chelsea e Barcelona se enfrentam novamente no Stamford Bridge pelas semifinais desta edição da UCL nesta quarta-feira a partir das 15:45 h.

Imagem: Nick Potts/PA
* Ponto de Inflamação.
Você conhece alguma história interessante sobre o mundo da bola?
Mande-a para meu e-mail: a4l@bol.com.br e coloque no assunto: 'Lembra desse?!' e ela poderá ser publicada aqui!

2 comentários:

Yuri disse...

Foi o que eu disse na Trivela. Apesar do Messi já estar lá, Xavi também e o próprio Iniesta, assim como Puyol, é inegável que a FORÇA ANÍMICA desse Barça ainda não existia em 2007/8, pois houve uma transição um tanto traumatizante entre a Era Rijkaard e a Era Guardiola, com a saída de Ronaldinho Gaúcho e outros baluartes do título de 2006. A espinha dorsal já existia, mas isso ainda é diferente da força anímica, da imposição só de mencionar o nome, como o Barcelona tem hoje. Aí entra Iniesta... não que tenha iniciado a Era Barça, mas ele fez, como acabei escrevendo, a manutenção dela, ou sua evolução. Aquele gol mudou MUITA coisa na história do futebol. O mesmo Iniesta, um ano depois, que faria o gol do título mundial, inédito para seu país e que ratificou a força da Espanha e da escola espanhola/catalã. Dois gols que sem dúvida mudaram a maneira de milhões em ver o futebol, e os dois dos pés de Andrés. Um dos meus jogadores favoritos no mundo hoje.

Michel Costa disse...

Verdade, Yuri. Até aquele momento, o Barcelona de Guardiola era visto, com toda lógica, como um time em reconstrução. Tanto é assim que muitos viam o Manchester United como favorito para a final que veio em seguida. No entanto, ao contrário do que se imaginava, o Barça dominou amplamente os Red Devils, venceu com propriedade e o resto é história.