domingo, 29 de setembro de 2013

Contagem Regressiva: Setembro de 2013

Para um fanático por futebol, a Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo. É um período para se tirar férias do trabalho e só sair de casa para tratar de assuntos estritamente necessários. São semanas mágicas, onde um jogador consegue deixar o mundo mortal para fazer parte do panteão dos Deuses da Bola e, de quebra, transformar um país inteiro numa grande festa. É uma época para se rir, chorar, se emocionar. Enfim, é um momento que será guardado para sempre em nossos corações...
Na órbita da Seleção
As próximas convocações do técnico Luiz Felipe Scolari serão determinantes para a formação do grupo que estará na Copa. A partir delas será possível apontar, com bom grau de exatidão, quais atletas têm mais ou menos chances de defender a camisa amarela no segundo Mundial a ser disputado em nosso território. Alguns nomes não são difíceis de imaginar. Durante a Copa das Confederações, Felipão montou uma base e todos que a compõe só perderão espaço em caso de lesão ou acentuada queda de rendimento. Neste momento, o time titular do Brasil é composto por Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Uma equipe que pode variar do 4-2-3-1 para 4-3-3 e também para o 4-1-4-1, mas sempre com a marcação por pressão herdada dos tempos de Mano Menezes.
Do onze inicial, Júlio César e Fred são os que mais preocupam. O goleiro, atualmente na reserva do Queens Park Rangers, time da segunda divisão da Inglaterra, recupera-se de uma cirurgia no dedo médio da mão esquerda e já recebeu do técnico Harry Redknapp a senha para deixar o clube londrino assim que a janela de transferências for reaberta. Nesse caso, um retorno ao futebol brasileiro não está descartado. No que diz respeito ao centroavante, o histórico de lesões desperta o estado de alerta na comissão técnica. Em forma, Fred é titular, não resta dúvida. Caso não tenha condições, Jô deve ser a esperança de um ocupante da camisa 9 que tenha como maior característica ser o definidor de um time que trabalha com mais desenvoltura pelos lados do campo. A outra opção, Alexandre Pato, embora tenha o status de grande contratação do futebol brasileiro em 2013, ainda não rendeu o esperado no Corinthians. Por sua vez, Diego Costa, sensação da liga espanhola, segue marcando gols pelo Atlético de Madrid e pode aparecer em breve entre os convocados do espanhol Vicente Del Bosque caso não tenha espaço na lista de Scolari. De certo modo, isso significaria uma derrota estratégica do quase sempre matreiro técnico da Seleção.
Entre os reservas imediatos, Maicon, Ramires e Bernard são aqueles que têm mais chances de se tornarem titulares. Sobretudo o último, admirado pelo técnico brasileiro por ter “alegria nas pernas”, numa alusão ao seu futebol dinâmico, incisivo e cheio de dribles. Entre os convocados da última lista, ressurgem o goleiro Victor, o zagueiro Dedé e o volante Lucas Leiva que pareciam fora dos planos. Enquanto isso, nomes como Miranda, esteio da defesa do Atlético de Madrid, o promissor zagueiro Marquinhos do PSG e os talentosos meias Willian e Philippe Coutinho, este lesionado, seguem aguardando oportunidades.  
Os rivais
Em outubro, a Seleção Brasileira voltará a campo para enfrentar a Coreia do Sul (12) em Seul e o selecionado de Zâmbia (15) no Ninho de Pássaro, estádio construído especialmente para os Jogos Olímpicos de Pequim. Veja a seguir a lista dos convocados:
De olho na Copa
No último dia 21, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou o calendário para o futebol em 2014 tendo em vista a realização da Copa do Mundo. Para acomodar o excessivo número de datas, a entidade antecipou o início dos campeonatos estaduais para o dia 12 de janeiro, o que provocou revolta geral com tamanho descaso com os jogadores que praticamente não teriam pré-temporada. Mobilizados, 75 atletas profissionais das séries A e B lançaram uma nota oficial pedindo uma reunião com a CBF para que o assunto seja tratado coletivamente. Além de figuras conhecidas como o goleiro Rogério Ceni do São Paulo, o meia Alex do Coritiba e o zagueiro Paulo André do Corinthians, assinaram o manifesto os convocados Alexandre Pato, Dedé e Diego Cavalieri. Enfim, os principais prejudicados pelo massacrante calendário brasileiro marcaram posição contra os abusos dos dirigentes. A primeira vitória, ainda que pequena, foi o adiamento em uma semana do início dos Estaduais. Que seja apenas o começo.
Confira abaixo o andamento das obras para o Mundial de 2014:         
Obras concluídas: Belo Horizonte, Brasília, Ceará, Recife, Rio de Janeiro e Salvador;
Apresentando atrasos: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo;
Situação preocupante: Natal.
Fotos: Bruno Spada/Vipcomm e Agência Estado
Arte: Editoria globoesporte.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Question – 6

Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Seu forte sempre foi a velocidade pelos lados do campo;
II – Disputou a Copa do Mundo de 2006;
III – Atuou em clubes da Alemanha, Espanha e Ucrânia;
IV – Perseguido por lesões, anunciou sua aposentadoria recentemente.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Quem é o ex-jogador retratado abaixo?
Resposta: Ele é o espanhol Julio Salinas. Ex-atacante com passagens por clubes como Atlético de Bilbao, Atlético de Madrid, Barcelona e Deportivo La Coruña Pela seleção espanhola, Salinas disputou das Copas de 1986, 1990 e 1994.
Classificação: Congratulações ao amigo Fabiano Dias que logo matou a resposta do desafio. Deste modo, a disputa pelo primeiro lugar segue mais aberta do que nunca.  
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Alexandre Rodrigues Alves – 9 pontos;
2º - Victorino Netto – 7 pontos;
3º - Arthur Barcelos – 6 pontos;
4º - Fabiano Dias – 5 pontos;
5º - Luciano – 4 pontos;
6º - Guilherme Siqueira – 3 pontos;
7º - Gustavo Carratte e Luis Fernando – 1 ponto.

domingo, 22 de setembro de 2013

Planejamento?

Nesta semana, o pedido de demissão de Mano Menezes do Flamengo pegou a todos de surpresa. Adepto de trabalhos longos, o técnico gaúcho sempre primou por cumprir seus contratos e por acreditar que um bom planejamento é o melhor caminho para o sucesso. Até que, após a derrota do rubro-negro carioca por 4 a 2 para o Atlético Paranaense, declarou que o elenco não estava assimilando o que era pedido e abandonou o clube. Por enquanto, qualquer afirmação sobre outros motivos para a sua intempestiva saída não passam de especulação, algo que não será abordado aqui. Mais importante do que descobrir as razões de Mano é entender por que não existe nenhum tipo de respeito pelos trabalhos dos técnicos no Brasil. E isso por parte dos clubes, dos técnicos e também por grande parte da imprensa esportiva. Existe uma cultura enraizada em nosso futebol que faz parecer normal um treinador trabalhar por alguns meses num clube e sair caso os resultados não surjam em pouco tempo.
Um dos casos mais emblemáticos dos últimos tempos ocorreu com Paulo Autuori. Com apenas três meses no Vasco da Gama, alegou o não cumprimento de acordos pré-estabelecidos com a diretoria e pediu o boné. Dois dias depois, assinava com o São Paulo, clube pelo qual foi campeão mundial em 2005. De forma quase surreal, sem ter tido quase nenhum tempo para treinar seus atletas graças a um calendário sufocante, Autuori foi desligado do tricolor paulista com oito semanas no Morumbi. Em questão de horas, Muricy Ramalho foi confirmado como seu sucessor.
O que mais chama a atenção é a maneira como situações absurdas como essas são tratadas com naturalidade por aqui. É certo que as chegadas e partidas desses profissionais rendem manchetes e cliques, mas a complacência em relação a essas notícias remete à aceitação de que tais condutas são normais quando, na verdade, não deveriam ser. Paulo Vinícius Coelho, jornalista da ESPN, defende a adoção de uma regra que não permita que um técnico assuma outra equipe de uma mesma liga com a temporada em andamento. É possível que tal medida seja capaz de amenizar a rotatividade, porém, nada vai mudar se nossa mentalidade continuar a mesma. Com o atual entendimento, ao final do campeonato, é capaz de termos metade dos times comandados por interinos em vez de uma liga que valorize seus treinadores. Antes de mudar as regras, é preciso a compreensão de que trabalhos duradouros e organizados são melhores do que experimentos passageiros. Difícil é enxergarem algo tão óbvio.
Imagem: Wagner Meier - Estadão

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Question – 5

Quem é o ex-jogador retratado abaixo?
Dicas serão inseridas neste espaço de acordo com a necessidade dos participantes.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Grande meio-campista, é considerado o melhor jogador da história do seu país;
II – Disputou três Copas do Mundo por seu selecionado;
III – Curiosamente, não brilhou quando defendeu gigantes europeus;
IV – Foi comparado a Maradona graças ao seu talento com a canhota.
Resposta: Trata-se da lenda do futebol romeno Gheorghe Hagi. Ex-jogador com passagens por clubes como Steaua Bucareste, Real Madrid, Brescia, Barcelona e Galatasaray. Por sua seleção, disputou os mundiais de 1990, 1994 e 1998.
Classificação: Parabéns ao jovem Arthur Barcelos que cravou o nome de Hagi com apenas uma dica. Com esse resultado, Arthur se aproximou da luta pela primeira colocação desta edição.
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Alexandre Rodrigues Alves – 8 pontos;
2º - Victorino Netto – 6 pontos;
3º - Arthur Barcelos – 5 pontos;
4º - Luciano – 3 pontos;
5º - Fabiano Dias e Guilherme Siqueira – 2 pontos;
6º - Gustavo Carratte e Luis Fernando – 1 ponto.

domingo, 15 de setembro de 2013

Pontos e Vírgulas.

Coluna destinada a comentar as opiniões emitidas pelo órgão responsável pela chegada de informações ao público aficionado por futebol: a imprensa esportiva. Afinal, bem ou mal, é através dela que tomamos conhecimento de (quase) tudo o que cerca o mundo da bola.

A coisa mais importante dentre as menos importantes


O assunto da semana na imprensa esportiva brasileira não nasceu dentro de campo. A demissão do jornalista Flávio Gomes doscanais ESPN após ofensas – em tom de brincadeira – ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e à sua torcida dominou os debates nas redes sociais durante os últimos dias e reabriu a discussão sobre jornalistas que declaram sua paixão por um time. No caso de Flávio, a Portuguesa, que teria sido prejudicada por erros de arbitragem na partida em que foi derrotada pelo tricolor gaúcho pelo placar de 3 a 2 no último dia 7.

Como já colocado neste blog há algum tempo, jornalista esportivo não é “filho de chocadeira”. Todos têm seu clube de coração e conviver com isso dentro da profissão que abraçaram é algo mais do que comum no meio. O problema está no modo como externam esse sentimento. No mundo ideal, que talvez nem exista, um jornalista consegue separar seu lado torcedor do seu lado profissional na medida certa. Não protege seu time quando precisa criticá-lo e nem pesa demais a mão só para mostrar isenção. Na prática, é a velha busca pelo equilíbrio que os técnicos tanto gostam de arvorar.

Dizer que a opção pela demissão segue a tendência do politicamente correto que domina o mundo não é exagero. Contudo, respeitando o direito de Flávio Gomes de pensar diferente, existem limites. Em seus tweets, o jornalista atacou a história do Grêmio, sua torcida e até mesmo o povo gaúcho fazendo uso indireto de um preconceito que não pode ser tolerado quando parte de um profissional cujas palavras têm grande alcance. A decisão da direção da ESPN pela demissão foi dura, mas não foi absurda. É comum o discurso da imprensa esportiva cobrando seriedade e profissionalismo de quem trabalha com o futebol. O amadorismo da cartolagem, um dia considerado um ato de devoção por uma agremiação, hoje é visto com explicável desconfiança. Seguindo a mesma lógica, faz todo sentido cobrar a mesma postura da mídia. Mesmo que nem todos entendam dessa maneira.

Crédito da Imagem: ESPN

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Question – 4

Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Grande meio-campista, é considerado o melhor jogador da história do seu país;
II – Disputou três Copas do Mundo por seu selecionado;
III – Curiosamente, não brilhou quando defendeu gigantes europeus;
IV – Foi comparado a Maradona graças ao seu talento com a canhota.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Quem é o ex-jogador retratado abaixo?

Resposta: Ele é o suíço Ciriaco Sforza, ex-meio-campista com passagens por clubes como Grasshopper, Kaiserslautern, Bayern e Internazionale. Por sua seleção, disputou a Copa do Mundo de 1994.
Classificação: E novamente as congratulações vão para Alexandre Rodrigues Alves que matou a charada com apenas cinco minutos de postagem. Com mais esse acerto, Alexandre assume a liderança isolada do Question seguido de perto por Victorino Netto.
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Alexandre Rodrigues Alves – 7 pontos;
2º - Victorino Netto – 5 pontos;
3º - Arthur Barcelos, Guilherme Siqueira e Luciano – 2 pontos;
4º - Fabiano Dias e Gustavo Carratte – 1 ponto.

sábado, 7 de setembro de 2013

Na pressão

Durante a semana, Felipão deu o recado: Se a partida contra a Suíça foi relativizada por causa das férias dos jogadores, o amistoso com a Austrália seria diferente. A Seleção Brasileira precisava retomar o nível alcançado na Copa das Confederações e encarar o compromisso com a seriedade e o empenho que essa fase da preparação para o Mundial merece. E foi justamente o que o Brasil procurou fazer na goleada por 6 a 0 sobre o selecionado da Oceania. Marcação adiantada, disposição para disputar cada bola, objetividade, movimentação e uma dose de criatividade que não deram chance aos comandados do técnico Holger Osieck.
O gol anotado logo aos sete minutos – cada vez mais uma marca dessa equipe – deu à Seleção a tranquilidade para conduzir a partida sem atropelos, tocando a bola e procurando os espaços, fazendo com que a goleada se construísse naturalmente. Sem a presença de Oscar no meio-campo, Scolari optou por um triângulo formado por Luiz Gustavo, Ramires e Paulinho sustentando o ataque composto por Bernard pela direita, Jô centralizado e Neymar na ponta esquerda. Na prática, um 4-3-3 rápido e envolvente que pressionou a Austrália durante grande parte dos 90 minutos indicando que a proposta utilizada no torneio disputado em junho está confirmada até a Copa.
Entre os destaques, Jô, autor dos dois primeiros gols do Brasil, vem confirmando que possivelmente será o reserva imediato de Fred. Por sua vez, Bernard vem ganhando um espaço cada vez maior na equipe. Depois de ultrapassar Lucas na briga pela suplência de Hulk, o ex-atleticano está provando que seu lugar pode estar mesmo no onze inicial. Outra boa notícia foi o retorno de Ramires ao grupo. Afastado desde o amistoso contra a Rússia em março, o volante do Chelsea trouxe de volta sua capacidade de conduzir a bola em alta velocidade e ótima chegada na área adversária. Ao lado Paulinho, Ramires mostrou que a ausência de um armador clássico pode não ser tão maléfica quanto se imagina, desde que compensada por um bom jogo coletivo.  
Ausente da Seleção há dois anos, Maicon voltou à lateral direita com pinta de quem vai lutar por uma vaga entre os 23. Após uma passagem ruim pelo Manchester City, o novo contratado da Roma vem dando sinais de que está reavendo a velha forma física. E com sua experiência e melhor colocação numa linha de quatro defensores é bom que Daniel Alves se cuide. Mesmo que forçadas por lesões, tais experimentações fazem parte do planejamento de Felipão neste período de preparação. Segundo palavras do próprio treinador, 17 ou 18 nomes de sua lista final já estão definidos, restando apenas algumas posições a serem preenchidas. Na próxima terça-feira, em amistoso contra Portugal na cidade de Boston, a procura continua. 
Imagem: Getty Images

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Question – 3

Quem é o ex-jogador retratado abaixo?
Dicas serão inseridas neste espaço de acordo com a necessidade dos participantes.
Regulamento: O primeiro acertador receberá três pontos. Os demais acertadores receberão um ponto pela participação. Na próxima sexta, a resposta deste Question e a postagem de um novo desafio.
Premiação: O participante que somar o maior número de pontos ao final de dez edições receberá em casa um livro à sua escolha sobre o tema futebol.
Boa sorte a todos!
Anterior:
Descubra o nome do ex-jogador descrito na(s) afirmativa(s) abaixo.
I – Lateral-direito muito sólido na defesa, também atuou como zagueiro;
II – Por seu selecionado conquistou um título até então inédito para o seu país;
III – É um dos grandes ídolos de um importante clube paulista;
IV – Todavia, com o fardamento desse time, não anotou nenhum gol.
Resposta: Ele é Nílton De Sordi (14/01/1931 – 24/08/2013), ex-jogador com passagens por XV de Piracicaba e União Bandeirante e que se consolidou como um grande ídolo do São Paulo Futebol Clube. Foi titular da lateral-direita da Seleção Brasileira durante toda a Copa do Mundo de 1958, excetuando a final quando, lesionado, deu lugar ao não menos lendário Djalma Santos.
Classificação: Parabéns para Alexandre Rodrigues Alves, primeiro acertador deste desafio e que agora lidera esta edição ao lado de Victorino Netto.
Confira abaixo a classificação após a primeira rodada:
1º - Alexandre Rodrigues Alves e Victorino Netto – 4 pontos;
2º - Luciano – 2 pontos; 

3º - Arthur Barcelos, Fabiano Dias, Guilherme Siqueira e Gustavo Carratte – 1 ponto.

domingo, 1 de setembro de 2013

A fase do condor


Certamente o leitor já ouviu a piadinha infame sobre o momento em que a idade vai pesando sobre uma pessoa. É a chamada fase do condor... “Com dor aqui, com dor ali.” E quando os quarenta anos se aproximam, como é o caso deste blogueiro, essa piada vai adquirindo contornos mais realistas, por assim dizer. Entretanto, quando o assunto é atleta profissional, essa fase pode se iniciar bem mais cedo. Devido ao alto grau de exigência física e temporadas desgastantes, é muito comum observarmos jogadores de futebol sendo tragados por uma sequência de lesões que limitam seu desempenho, reduzem seu patamar ou até mesmo obrigam o encerramento da carreira.
Um dos maiores exemplos de trajetória interrompida por lesões atende pelo nome de Ronaldo. Apelidado de Fenômeno com toda justiça, Ronaldo foi um “Pelé” durante as temporadas 1996/97 e 1997/98. Nada parecia impossível para ele. Nenhuma defesa era suficientemente segura para contê-lo. Não por acaso, seus feitos deixaram uma legião de fãs que inclui nomes do quilate de Buffon, Ibrahimovic, Balotelli e Benzema. Até que surgiram as lesões. Primeiro, as musculares. Depois, as duas cirurgias no joelho direito. Os deuses do futebol ainda permitiram sua redenção na Copa do Mundo de 2002 e alguns momentos de brilho no Real Madrid, mas seu auge havia passado.
Outro personagem recorrente é o também brasileiro Kaká. Premiado com a Bola de Ouro no ano de 2007, o meio-campista foi a principal figura do Milan na conquista da última UEFA Champions League dos Rossoneri. Contratado a peso de ouro pelo Real Madrid em 2009, graças às lesões, nunca correspondeu à expectativa criada em torno de sua chegada e agora integra a lista de dispensáveis do clube espanhol. Infelizmente, não faltam histórias parecidas. Michael Owen, Francesco Totti, Alessandro Nesta e Marc Overmars são outros talentos que, de uma forma ou outra, sofreram por não conseguirem entrar em campo.
Embora ainda seja cedo para uma afirmação, o maior craque da atualidade dá sinais de que pode entrar nessa lista. Tido como inquebrável há algum tempo, Lionel Messi vem sofrendo sistematicamente com lesões que o afastam do Barcelona em situações importantes. Na temporada passada, desfalcou os blaugranas quando mais precisavam de sua genialidade, justamente quando se depararam nas semifinais com o futuro campeão Bayern de Munique. Neste certame, após uma inoportuna maratona de amistosos beneficentes durante o período de férias em que, teoricamente, deveria se resguardar, Messi reclamou que as excursões do Barça pelo mundo absorviam tempo precioso para treinamentos. Coincidência ou não, o argentino vem sendo dúvida nos últimos compromissos de sua equipe. Mas, por ser peça fundamental no esquema tático do técnico Tata Martino, muitas vezes entra em campo sem reunir condições ideais. Uma imposição que vem se mostrando um risco para o presente e possivelmente para o futuro. 



Imagem: insidespanishfootball.com